EMOÇÕES: O QUE AS CRIANÇAS SABEM E COMO LIDAM COM SUAS EMOÇÕES
Trabalho de Conclusão de Curso
Este trabalho visa apresentar a pesquisa para conclusão do curso de Psicologia. A pesquisa pretendeu investigar sobre o que as crianças sabem e como lidam com suas emoções. As emoções são processos que envolvem muitas variáveis, são condições complexas e momentâneas que surgem a partir do contato com alguma experiência e provocam alterações psicológicas e fisiológicas, preparando o indivíduo para a ação. Os sentimentos são respostas neurológicas e fisiológicas a estímulos (externos e internos), coordenados pelo próprio pensamento que envolve as estruturas do sistema límbico. As crianças nem sempre conseguem identificar o que estão sentindo em determinado momento, em determinada situação e assim, podem encontrar dificuldades para expressar o que sentem e como lidar com estas emoções e sentimentos de maneira assertiva. As emoções podem ser divididas em primárias ou também conhecidas como universais, que são facilmente identificáveis, como por exemplo a raiva, tristeza, medo, nojo, surpresa, felicidade e em emoções sociais ou secundárias, que são influenciadas pela sociedade e cultura, como a vergonha, o ciúme, a culpa, compaixão, embaraço, simpatia, orgulho. As emoções servem como estratégias de manutenção da vida, adaptação ao meio ambiente e também como forma de comunicação. O objetivo geral deste trabalho foi identificar o que as crianças sabem sobre emoções. Quanto aos objetivos específicos, buscou-se verificar se as crianças sabem associar eventos/situações e possíveis emoções desencadeadoras; Examinar se as crianças conseguem associar pensamentos característicos em cada emoção; Descrever como as crianças lidam com as emoções e Identificar se as crianças reconhecem as emoções em si e em outras pessoas; Trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória, que foi realizada com usuários da fila de espera da Clínica Escola- NEAP, precisamente com crianças na faixa etária de 8 a 10 anos de idade. Foram utilizados como instrumentos de coleta de dados o Baralho das Emoções e uma entrevista semiestruturada. Os resultados encontrados indicam que as crianças conseguem identificar as emoções, seja em si ou nos outros, em determinada ocasião de acordo com cada contexto. As respostas obtidas foram as mais variadas, porém haviam falas das crianças demonstrando o (re)conhecimento de alguma emoção.