O impacto no processo de educação de crianças com transtorno do desenvolvimento intelectual a partir de um diagnóstico precoce
Trabalho de Conclusão de Curso
A presente pesquisa busca ampliar os conhecimentos sobre a importância de um diagnóstico precoce em crianças com Transtorno do Desenvolvimento Intelectual (TDI). Entende-se necessário desenvolver um estudo com os principais conhecimentos obtidos em pesquisas recentes acerca deste diagnóstico e o impacto no processo de educação. O trabalho traz em seu referencial teórico uma contextualização histórica do tema, a evolução deste diagnóstico no Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais - DSM. Abordará também sobre os caminhos percorridos na educação e inclusão escolar no Brasil e salientar a importância da Psicologia e suas contribuições para o processo de avaliação, diagnóstico e intervenção do Transtorno de Desenvolvimento Intelectual. Trata-se de um projeto de revisão de literatura, que terá como objetivo analisar como o diagnóstico precoce de crianças com transtorno do desenvolvimento intelectual impacta em seu processo educacional. A busca ocorrerá nas bases de dados Scientific Electronic Library Online (SciELO) e Google Scholar (Google Acadêmico), com artigos publicados entre 2013 e 2023. A coleta de dados será constituída de artigos científicos empíricos referentes aos descritores: "estimulação precoce", "diagnóstico precoce", "deficiência intelectual", "diagnóstico deficiência Intelectual" após a seleção e coleta de dados nas bases mencionadas, será realizado fichamentos contendo informações relevantes para análise. A partir dos artigos selecionados serão elencadas unidades de análise a partir dos objetivos gerais e específicos para melhor compreensão e interpretação dos resultados.