MATCHSTART: PROTÓTIPO DE SOFTWARE PARA AGENDAMENTO DE PARTIDA PARA EQUIPES CASUAIS
Trabalho de Conclusão de Curso
Ao longo dos séculos, os esportes têm desempenhado um papel fundamental na vida humana, e com a evolução da tecnologia, estando presente no cotidiano das pessoas, que podem utilizar os seus dispositivos para inúmeras finalidades, é comum que diversos segmentos da sociedade a utilizem de algum modo, como aproximar pessoas para prática do esporte. Este trabalho tem como objetivo o desenvolvimento do protótipo de um software que auxilie no agendamento de partidas casuais, permitindo o encontro de equipes que queiram disputar uma partida de algum esporte coletivo amador. Para isto foi empregado o método de pesquisa aplicada e descritiva, também foi realizado a revisão da literatura referente as tecnologias e metodologias aplicadas no desenvolvimento do protótipo. O protótipo foi desenvolvido utilizando-se de tecnologias atuais baseadas na linguagem Javascript, o desenvolvimento do front-end foi realizado em ReactJs com a utilização de bibliotecas para auxiliar na padronização. A API back-end foi desenvolvida em NodeJs, utilizando do framework Express. No capítulo de desenvolvimento é detalhado os requisitos, regras de negócio, análises, funcionalidades do sistema e a implementação. O protótipo permite que o usuário se cadastre e crie suas equipes na ferramenta, desta forma possibilitando que o mesmo encontre outras equipes para realizar uma partida casual.