Ser professora na pandemia: as repercussões na saúde mental
Trabalho de Conclusão de Curso
O presente trabalho tem como contexto social e histórico a Pandemia da SARS-CoV-2 (COVID-19), que teve seu início em dezembro de 2019. O cenário pandêmico repercutiu em todo o mundo, âmbitos, profissões, idades e populações. Toma-se como foco professoras da educação básica da rede pública municipal, tendo em vista que esta já é considerada uma das profissões mais estressantes do mundo, devido à precarização das condições de trabalho, sobrecarga emocional, desvalorização e acúmulo de tarefas. Frente a isso, objetivou-se com este estudo compreender as repercussões da pandemia SARS-CoV-2 (COVID-19) na saúde mental de professoras em escolas públicas de uma cidade da Região do Alto Vale do Itajaí. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa, de campo (empírica), exploratória-descritiva e transversal. As participantes do estudo foram professoras com idades entre 24 e 54 anos, que vivenciaram a pandemia como docentes da rede pública nas escolas participantes do estudo. Para atingir os objetivos foi realizada uma entrevista semiestruturada aberta e a análise e interpretação dos dados coletados aconteceu através da Análise de Conteúdo de Bardin. Os resultados obtidos foram organizados em cinco categorias de análise que abordam a experiência do trabalho docente durante a pandemia, as adversidades do ensino à distância durante a pandemia, os sofrimentos emocionais resultantes do trabalho remoto, as estratégias de enfrentamento das professoras e por fim, os aspectos positivos decorrentes da pandemia. Fundamentado nisso, foi possível identificar as repercussões da pandemia na saúde mental de professoras de escolas públicas, como algo que trouxe para as professoras uma série de sentimentos e percepções, com novos desafios, nunca vistos anteriormente, para a sua prática. Diante desse novo contexto, as professoras vivenciaram o aumento de sua carga horária involuntariamente e sentimentos relacionados à ansiedade, estresse, sobrecarga, incapacidade, ansiedade, desânimo e exaustão. Tais sentimentos influenciaram no equilíbrio físico, mental e econômico das professoras.