Detalhes do Trabalho

IMPACTO DO TEMPO DE EXPOSIÇÃO A TELAS NO EQUILÍBRIO E NA MOBILIDADE FUNCIONAL DE CRIANÇAS PRÉ ESCOLARES EM UM MUNICÍPIO DO ALTO VALE DO ITAJAÍ

Trabalho de Conclusão de Curso

Semestre:  2/2025
Autor: Júlia Maciel Weiss
Orientador: Tatiane Schlichting
Coordenador: Luis Otavio Matsuda
Curso: FIS - Fisioterapia
Resumo: 

Introdução: O uso precoce e excessivo de dispositivos eletrônicos tem sido associado a prejuízos no desenvolvimento motor. Na fase pré-escolar, o tempo prolongado de exposição às telas pode comprometer habilidades como o equilíbrio e a mobilidade funcional. Objetivo: Verificar a relação entre o tempo de exposição às telas e o equilíbrio e a mobilidade funcional de pré-escolares em um município do Alto Vale do Itajaí. Métodos: Estudo quantitativo, transversal, composto por crianças de 3 a 5 anos e seus pais. O equilíbrio foi avaliado pela Escala de Equilíbrio Pediátrica e a mobilidade funcional pelo Timed Up and Go e os pais responderam a um questionário sobre hábitos cotidianos e tempo de exposição das crianças às telas. Os dados foram analisados no Microsoft Excel, por meio de estatísticas descritivas e da categorização das variáveis, com a apresentação dos resultados em tabelas. Resultados: Participaram da pesquisa 15 crianças, com idade média de 3,93 anos (±0,88) e predominância do sexo masculino. O tempo médio no TUG foi de 6,59s (±1,25) e a média na EEP foi de 48,33 pontos (±8,08). Verificou-se que 60% utilizam mídias interativas por mais de 1 hora diária e 46,6% apresentaram Índice de Massa Corporal alterado. Conclusões: A maioria das crianças apresentou tempo de tela acima do recomendado e pior desempenho motor, relacionado a alterações no IMC. A prática regular de atividades extraclasse e ao ar livre mostrou efeito protetor, reforçando a importância de hábitos ativos e novas pesquisas sobre o tema.

Palavras-chave: Tempo de tela., Desenvolvimento infantil, Habilidades Motoras
Data da Banca: 24/11/2025
Data de Públicação do Trabalho: 08/12/2025