Detalhes do Trabalho

CONSEQUÊNCIAS BIOPSICOSSOCIAIS ADVINDAS DA COMORBIDADE ENTRE AUTISMO E TDAH NA TERCEIRA INFÂNCIA

Trabalho de Conclusão de Curso

Semestre:  2/2024
Autor: Amanda Moser Tavares
Orientador: Fernanda Graudenz Muller
Coordenador: Michela Da Rocha Iop
Curso: PSN - Psicologia
Resumo: 

Segundo o Manual Diagnóstico de Transtornos Mentais 5 (DSM-5), oficialmente publicado em 18 de maio de 2013, os Transtornos Globais do Desenvolvimento, que incluíam o Autismo, o Transtorno Desintegrativo da Infância e as Síndromes de Asperger e Rett foram renomeados como Transtornos do Espectro Autista; além disso, esta edição evidenciou que o Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) e o Transtorno do Espectro Autista (TEA) podem ser diagnosticados como transtornos comórbidos (Araújo; Lotufo Neto, 2014). Deste modo, o duplo-diagnóstico de ambos estes transtornos é possível, ou seja, é concebível a existência de crianças que apresentem tanto o TEA quanto o TDAH. Tendo isto em voga, como objetivo geral do presente trabalho, intencionou-se caracterizar de que forma a comorbidade destes dois transtornos afeta aspectos biológicos, psicológicos e sociais de crianças entre 6 e 11 anos de idade. E, como objetivos específicos, buscou-se levantar publicações científicas acerca deste duplo-diagnóstico em crianças de seis a onze anos; identificar semelhanças e divergências sintomáticas encontradas nos transtornos analisados; descrever consequências biopsicossociais de TDAH e TEA comórbidos em crianças na terceira infância; e, caracterizar as práticas interventivas disponíveis para crianças nesta condição. A atual pesquisa deu-se por intermédio de revisão de literatura, categorizando-se como pesquisa exploratória e descritiva, em conjunto com análise qualitativa. As bases de dados utilizadas foram o SciELO, LILACS e o PubMed, optando-se por artigos científicos completos e gratuitos na língua portuguesa, espanhola e inglesa, publicados entre 2014 e 2024. Por meio da caracterização efetuada nesta pesquisa, foi possível observar que o âmbito social é o mais prejudicado em casos de TEA e TDAH co-ocorrentes. Contudo, os métodos de tratamentos atuais descritos realizam o manejo da sintomatologia dos transtornos de forma isolada, além de focar extensivamente em medicamentos para o controle dos sintomas do TDAH.

Palavras-chave: autismo, TDAH, tratamentos
Data da Banca: 27/11/2024
Data de Públicação do Trabalho: 21/03/2025