Detalhes do Trabalho

VIABILIDADE DE IMPLANTAÇÃO DE UM E-COMMERCE DE MODA ÍNTIMA FEMININA: ANÁLISE DE UM PLANO DE NEGÓCIOS

Trabalho de Conclusão de Curso

Semestre:  2/2024
Autor: Bianca Lunelli de Souza
Orientador: Douglas Heinz
Coordenador: Osmar Niquelatti
Curso: ADP - Administração
Resumo: 

Para a gestão é fundamental realizar um planejamento estratégico para definir os rumos da empresa, entender suas capacidades, identificar limitações, aproveitar oportunidades de mercado e se proteger contra possíveis ameaças. Com isso, a empresa aloca recursos de forma eficiente, aumentando a competitividade e as chances de sucesso no longo prazo. O objetivo de criar um e-commerce é realizar o sonho do autor e oferecer produtos de moda íntima feminina de qualidade, com foco em um segmento de mercado pouco atendido por lojas físicas ou online da região. O projeto visa proporcionar uma experiência de compra simples e segura, com uma grande variedade de produtos. A viabilidade de abertura de um e-commerce de roupa íntima feminina em José Boiteux, no Alto Vale do Itajaí, é baseada em dados concretos e análises aprofundadas, essenciais para a tomada de decisões estratégicas. Considerando o potencial do Alto Vale do Itajaí como pólo têxtil e o crescimento do comércio tecnológico no Brasil, o comércio eletrônico pode impulsionar a economia local, promover a inserção digital das empresas da região e atender às demandas do público consumidor. A viabilidade deve incluir dados demográficos do consumidor, tendências de consumo, análise competitiva, projeções de crescimento e rentabilidade, infraestrutura tecnológica, estratégias de marketing digital e parcerias logísticas. Contextualizar a importância e a viabilidade deste projeto na José Boiteux é essencial para demonstrar o potencial do negócio, os desafios e as oportunidades, contribuindo para uma decisão sólida. Após análise dos principais indicadores de viabilidade, concluiu-se que o projeto é viável. As projeções e comparações de fluxo de caixa realizadas indicaram que a empresa alcançou uma taxa de rentabilidade de 445,21%, com prazo de retorno em torno de 0,91 anos (aproximadamente 11 meses). Assim, concluiu-se que o planejamento sugerido deverá ser implementado, visto que o retorno esperado do negócio é promissor.

Palavras-chave: e-commerce, Plano de Negócios, Roupa íntima feminina
Data da Banca: 11/12/2024
Data de Públicação do Trabalho: 19/03/2025