PLANO DE MARKETING: UM ESTUDO DE CASO DA EMPRESA REDE MORETTI PARA DESENVOLVIMENTO DE UM PLANO ESTRATÉGICO NA ÁREA DE MARKETING
Trabalho de Conclusão de Curso
O setor varejista tem passado por profundas transformações, impulsionadas por avanços tecnológicos, mudanças no comportamento do consumidor e aumento da concorrência. Nesse cenário, dentro das organizações o marketing se tornou vital para aqueles que buscam se destacar no mercado e fidelizar seus clientes, através de práticas que despertem o interesse e experiências de compras memoráveis. A transformação digital trouxe consigo consumidores mais exigentes e seletivos que optam pela diferenciação, rapidez e personalização em seu atendimento e produto. Partindo deste pressuposto, o estudo em questão teve como objetivo desenvolver um plano de marketing para a empresa Rede Moretti de supermercados, que atualmente não possui um plano formal de marketing. O objetivo geral deste estudo foi elaborar um plano adaptado às necessidades do varejo supermercadista da Rede Moretti, no qual visa aumentar a visibilidade da marca, além de atrair e fidelizar o público-alvo através de estratégias de marketing digital, promoções e eventos. A pesquisa aborda estratégias que irão contribuir para vantagem competitiva do negócio e aumento das vendas, utilizando as 4 práticas gerenciais do marketing: produto, preço, praça e promoção. Por fim, utilizará uma abordagem qualitativa, incluindo revisão bibliográfica com temas importantes que envolvem marketing e varejo, procedimentos metodológicos detalhados para coleta e análise de dados, contribuindo para que a gestão do departamento de marketing da Rede Moretti seja mais assertivo, eficaz e diferenciado.